Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio MEC lança faixa mensal "Baú da Nacional FM Rio" com tributo a Moraes Moreira

Emissora pública resgata conteúdos históricos da Nacional FM do Rio de Janeiro preservados pela EBC

Especiais Rádio MEC

No AR em 17/04/2020 - 23:00

Rádio MEC FM estreia a faixa mensal "Baú da Nacional FM Rio" com uma homenagem ao cantor e compositor Moraes Moreira nesta sexta (17), às 23h. A nova janela de programação da emissora pública resgata conteúdos históricos da extinta Rádio Nacional FM do Rio de Janeiro que estão preservados no acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

A primeira edição resgata o programa "Música Brasileira Especial" com um tributo ao saudoso artista que fez história na cena cultural. O astro baiano faleceu na última segunda-feira, dia 13 de abril, aos 72 anos, em sua residência, no Rio de Janeiro, vítima de um infarto.

 

A produção celebra o legado de Moraes Moreira ao recuperar uma entrevista do músico gravada no estúdio da Rádio Nacional em 14 de setembro de 1980. No descontraído papo com o radialista Darcy Marcelo, ele revisita momentos da carreira e fala sobre o disco "Bazar Brasil" lançado naquele ano.

 

Moraes Moreira iniciou a carreira ao integrar a formação inicial do grupo Novos Baianos no final da década de 1960. Ele investiu na carreira solo a partir dos anos 1970 e deixa clássicos do repertório nacional de autoria própria ou consagrados na sua interpretação como "Acabou Chorare", "Preta Pretinha", "Brasil Pandeiro", "Festa do Interior", "Vassourinha Elétrica" e "Isso aqui o que é".

 

A Nacional FM do Rio de Janeiro fez história no dial carioca. A emissora ficou no ar até 1988 e era conhecida como a rádio da Música Popular Brasileira, sendo uma da primeira colocadas em audiência nos anos 1980. A Nacional FM era sintonizada em 100,5 MHz; deu lugar a RPC e, atualmente, a FM O Dia.

 

Nas próximas edições mensais, o "Bau da Nacional FM Rio" vai apresentar homenagens a personalidades da cena musical brasileira como Milton Nascimento, Belchior, Alceu Valença e Legião Urbana. O tributo de maio recorda os 75 anos de nascimento de Elis Regina com uma entrevista da cantora no estúdio da emissora em 7 de julho de 1979. A produção da série Música Brasileira Especial vai ao ar na íntegra.

 

Os ouvintes podem acompanhar essas e outras gravações históricas nas ondas do rádio em FM 99,3 MHz, pelo aplicativo EBC Rádios, disponível para Android e iOS, ou também por meio do streaming no site da emissora pública em http://mecfm.ebc.com.br.

Tags:  Moraes Moreira

Criado em 17/04/2020 - 10:19

Mais do programa