Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio MEC comemora Dia Nacional da Música Clássica com programação especial

Serão 24 horas ininterruptas de programas sobre música brasileira de concerto, em especial a do maestro Heitor Villa-Lobos

Especiais Rádio MEC

No AR em 05/03/2021 - 00:00

A Rádio MEC vai celebrar o Dia Nacional da Música Clássica em grande estilo nesta sexta-feira (5). Durante todo o dia, sem interrupções, a emissora leva ao ar composições da música erudita brasileira, além de entrevistas e bate-papos com especialistas no tema.

A data é comemorada no dia do nascimento do compositor, maestro e multi-instrumentista Heitor Villa-Lobos (1887-1959), célebre por seu legado na música erudita, música folclórica e música popular urbana do Brasil.

Programação

Uma apresentação exclusiva da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob regência do maestro André Cardoso, abre a programação à meia-noite de quinta para sexta-feira, no programa Plateia. O espetáculo, gravado na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, traz Suíte Antiga (Alberto Nepomuceno), Abertura Quarta (Ernani Aguiar), Sinfonia número 1 (Heitor Villa-Lobos) e Concerto para Violão (Heitor Villa-Lobos), este com a participação de Paulo Pedrassoli no violão solo.

Em seguida, às 2h, a emissora resgata momentos emblemáticos do seu acervo, com programas que marcaram época. A faixa Acervo Rádio MEC traz séries como Música e Músicos do Brasil, Sala de Concerto e Ciclo Nelson Freire.

Às 6h, o especial Áurea Música leva ao ar obras dos principais compositores do período colonial, entre eles Lobo de Mesquita (1746-1805), Marcos Portugal (1762-1830) e padre José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), considerado um dos maiores compositores das Américas em seu tempo.

O Manhã MEC FM às 8h, traz um especial dedicado aos compositores do Romantismo Brasileiro. O programa reúne trabalhos de Alexandre Levy (1864-1892), Henrique Oswald (1852-1931) e Francisco Braga (1868-1945), eternizado na história do Brasil como o autor do Hino à Bandeira, ao lado do poeta Olavo Bilac.

Ao meio-dia, o Concerto MEC apresenta a primeira de duas partes de um especial sobre vida e obra de Heitor Villa-Lobos. O programa traça um panorama sobre as origens do maestro – nascido em Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro – e relata como foi sua iniciação na música, aos 13 anos, como violoncelista em teatros, cafés e bailes.

Às 13h, Clássicos do Ouvinte reapresenta as músicas brasileiras de concerto mais pedidas pelo público.

Às 17h, vai ao ar a primeira edição de 2021 do programa Sala de Concerto, com a apresentação ao vivo do Duo Barrenechea direto dos estúdios da Rádio MEC. Formado pelo casal Sérgio Barrenechea (flauta) e Lúcia Barrenechea (piano), o Duo – conhecido por seu talento na interpretação de autores brasileiros.

O Antena MEC, que a emissora transmite às 18h, traz uma conversa com alguns dos principais dirigentes de orquestras e salas de concerto do país. O programa, que conta com a participação do maestro Claudio Cohen, regente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, traça um panorama da música de concerto do Brasil de hoje.

Às 20h, o Harmonia apresenta a segunda e última parte do especial sobre Villa-Lobos. O programa analisa a vida pessoal e profissional do maestro durante a Era Vargas, a publicação das mundialmente célebres Bachianas Brasileiras, entre 1930 e 1945, e sua atuação como compositor ao longo do Estado Novo.

Em seguida, às 21h, a obra de Heitor Villa-Lobos recebe um arranjo original em formato de jazz, no programa Jazz Livre. O grupo Villa-Lobos in Jazz interpreta Boi barroso, Se Essa Rua Fosse Minha, O Trenzinho do Caipira, Bachiana nº4, Bachiana nº5, Sapo Jururu, Cantilena, Prenda Minha, Caicó, Escravos de Jó, Mulher Rendeira, entre outras.

Para encerrar a sequência de celebrações, o Memória Rádio MEC das 22h preparou uma coletânea com os melhores momentos dos principais programas da Rádio relacionados à obra do inesquecível maestro Heitor Villa-Lobos e de outros compositores brasileiros de música de concerto.

Ouça a MEC FM:

Criado em 04/03/2021 - 18:08

Mais do programa