Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça todos os episódios de "Semana de Arte Moderna e o modernismo no Brasil"

Especial da Rádio MEC relembrou o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e as influências nas artes

Especiais Rádio MEC

No AR em 21/02/2022 - 10:00

Uma semana que ainda dá o que falar mesmo cem anos depois. A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada no Theatro Municipal de São Paulo, influenciou, ao longo das décadas, o cenário cultural no Brasil. Artistas como Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos, Di Cavalcanti, Guiomar Novais, entre outros, reverberaram o modernismo no país.

A série "Semana de Arte Moderna e o modernismo no Brasil" mostra como essa manifestação cultural se originou, passando pelas influências europeias e o cenário artístico nas principais cidades brasileiras no período que antecedeu o evento; os principais destaques e como a crítica recebeu a semana; o nacionalismo e a relação com o modernismo; e o trabalho de alguns dos principais artistas que participaram e como o movimento influenciou a arte nos anos seguintes.

Confira todos os episódios da série:

Episódio 1

Na primeira parte da série, acompanhe um panorama da arte no Brasil e na Europa no fim do século XIX e nos primeiros anos do século XX. O episódio reflete sobre o surgimento do modernismo.

Esta parte traz depoimentos e entrevistas com especialistas, como o professor emérito da Faculdade de Letras da UFRJ Ronaldo Lima Lins; o maestro e professor da UNESP Lutero Rodrigues; o musicólogo, pianista e professor da UFPel Luiz Guilherme Goldberg; a pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa Mônica Velloso; a pesquisadora e professora Lúcia Helena; e o compositor, gestor cultural e presidente da Academia Brasileira de Música em 2022, João Guilherme Ripper.

Para mais informações sobre as músicas e trechos do programa, acesse aqui.

Episódio 2

Como era a cena cultural no Rio de Janeiro e em São Paulo na década de 1910? O que a sociedade daquela época consumia em termos artísticos? As vanguardas europeias já passeavam pelos principais centros urbanos.

Neste episódio, ouça depoimentos de Lutero Rodrigues; Luiz Guilherme Goldberg; Mônica Velloso; João Guilherme Ripper; do musicólogo da UNESP Paulo Castagna; de Lúcia Helena; do violonista e diretor do Museu Villa-Lobos por 24 anos, Turíbio Santos; do autor de Neve na manhã de São Paulo, José Roberto Walker; do coordenador de programação cultural da Casa Mário de Andrade, Marcelo Tupinambá; dos coautores do livro Semana de 22: antes do começo, depois do fim, José e Lucas de Nicola; do compositor e autor do livro O que se ouviu e o que não se ouviu na Semana de 22, Lívio Tragtemberg e do autor do livro Eu sou trezentos – Mário de Andrade, vida e obra, Eduardo Jardim. 

Para mais informações sobre as músicas e trechos do programa, acesse aqui.

Episódio 3

Esta terceira parte apresenta os principais destaques da programação da semana. No ano que também foi marcado pelo centenário da independência, a Semana de Arte Moderna provocava os valores estéticos e convidava a sociedade à reflexão.

Confira depoimentos de Paulo Castagna; Lívio Tragtemberg; e do músico Lincoln Antônio.

Para mais informações sobre as músicas e trechos do programa, acesse aqui.

Episódio 4

Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Heitor Villa-Lobos tiveram grande influência na Semana de Arte Moderna. Este episódio traz as várias vertentes do modernismo e o trabalho dos três artistas nos anos seguintes, passando pelo nacionalismo.

Ouça entrevistas com Lutero Rodrigues; Paulo Castagna; Marcelo Tupinambá; José de Nicola; Lívio Tragtemberg; Lincoln Antônio; e Eduardo Jardim.

Para mais informações sobre as músicas e trechos do programa, acesse aqui.

Episódio 5

A produção da Semana de Arte Moderna ainda influenciou a arte brasileira aos longos dos anos. O Cinema Novo e o Tropicalismo são alguns dos movimentos brasileiros que tiveram inspiração na produção dos artistas da semana, como Villa-Lobos e Oswald de Andrade.

Acompanhe os depoimentos de Lucas e José de Nicola, Lívio Tragtemberg, Lincoln Antônio, do professor de literatura brasileira Gonzalo Aguilar, da Universidade de Buenos Aires, de João Guilherme Ripper, do compositor e professor Rodrigo Cichelli e do instrumentista, professor fundador do grupo Abstrai Ensemble, Pedro Bittencourt. Confira ainda uma entrevista do diretor de teatro José Celso Martinez, concedida ao jornalismo da TV Brasil, e um trecho de entrevista do poeta, compositor e artista plástico Cabelo ao podcast Fala palavra.

Para mais informações sobre as músicas e trechos do programa, acesse aqui.

Semana de Arte Moderna e o modernismo no Brasil

Apresentação: Alessandra Lago

Locução de créditos: Raquel Ricardo

Locução e narração de textos: Sidney Ferreira

Narração conto Um Homem Célebre, de Machado de Assis: Rodrigo Cichelli

Produção: Carol Barreto

Edição: Silas Mendes

Coordenação: Adriana Ribeiro

 

Criado em 21/02/2022 - 09:58

Mais do programa