Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio MEC tem programação especial neste sábado, Dia Nacional da Música Clássica

Serão 24 horas de repertório de compositores brasileiros, que também celebra legado de Villa-Lobos

Especiais Rádio MEC

No AR em 05/03/2022 - 00:00

Em homenagem aos 135 anos de nascimento do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, a Rádio MEC apresenta uma programação especial neste sábado, dia 5 de março. A emissora pública toca repertório apenas com obras de compositores brasileiros para festejar o Dia Nacional da Música Clássica.

A programação temática da Rádio MEC começa à meia-noite de sexta (4) para sábado (5). Durante 24 horas, a emissora apresenta uma sequência de produções especiais com repertório que reverencia o Dia Nacional da Música Clássica. Além do legado de Villa-Lobos, as produções destacam as composições de personalidades que são referência na música clássica brasileira como Carlos Gomes, Francisco Mignone e Marlos Nobre, entre outros grandes artistas.

O dia começa com o Acervo Rádio MEC, que vai resgatar uma seleção de séries históricas com compositores clássicos brasileiros, todas parte do acervo da Rádio MEC.

No início da manhã, às 6h, o programa Áurea Música traça um panorama dos primórdios da composição clássica no Brasil. A atração contempla obras de compositores dos períodos medieval, renascentista e barroco.

Já às 8h, o Manhã MEC FM apresenta as mais importantes composições brasileiras da música de concerto. No começo da tarde, às 13h, a programação especial traz a faixa Clássicos do Ouvinte, que executa as músicas mais pedidas pelo público.

No final da tarde, às 17h, a emissora leva ao ar a pré-estreia da nova temporada do tradicional programa Sala de Concerto. Ao vivo, direto do estúdio da Rádio MEC, com transmissão em live pelas redes, os artistas Turibio Santos e Hugo Pilger executam o recital Violão e violoncelos: os instrumentos de Villa.

Mais tarde, às 18h, o Roda de Choro também entra em nova temporada. O programa campeão de audiência faz uma seleção de temas de Villa-Lobos em forma de choro. Por fim, às 21h, o Plateia tem uma edição especial. A produção temática destaca orquestras brasileiras e a música de concerto nacional.

Ouça a Rádio MEC no player abaixo:

Programação especial da Rádio MEC para o Dia Nacional da Música Clássica:

0h - Acervo Rádio MEC - produções com compositores clássicos brasileiros preservadas no acervo

6h - Áurea Música - primórdios da composição clássica no país com obras do período colonial

8h - Manhã MEC FM - panorama das mais importantes composições brasileiras da música de concerto

13h - Clássicos do Ouvinte - seleção das músicas mais pedidas pelo público

17h - Sala de Concerto - pré-estreia da nova temporada com o recital Violão e violoncelos: os instrumentos de Villa, ao vivo no estúdio e live nas nossas redes, com Turibio Santos e Hugo Pilger

18h - Roda de Choro - estreia da nova temporada com uma seleção especial de temas de Villa-Lobos em forma de choro

21h - Plateia - especial com orquestras brasileiras e a música de concerto nacional

Criado em 04/03/2022 - 14:42

Mais do programa