Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Há 39 anos era inaugurada a Rádio MEC FM

Programação se mantém com foco na música de concerto do Brasil e do mundo

Especiais Rádio MEC

No AR em 10/05/2022 - 00:00

Em 1983, há 39 anos, a Rádio MEC ampliou e diversificou a programação criando uma emissora em FM, Frequência Modulada. A nova frequência abraçou principalmente os programas de música clássica e instrumental, que demandavam uma maior qualidade de sinal. 

Seus primeiros dez anos foram marcados pela manutenção de programas emblemáticos como o Ópera Completa e Música e Músicos do Brasil; e também pela criação de novos formatos e séries. A poesia, a música de concerto contemporânea, além de agendas culturais e programas de cinema, foram conteúdos e formatos  presentes na emissora ao longo dessas décadas. 

Nos anos 1990, a emissora também passou a transmitir seu sinal via satélite, ampliando o alcance de suas produções e, em 1999, lançou o Selo Rádio MEC, com registros de trabalhos de excelência, tanto da música de concerto quanto da música popular. 

Nos anos 2000, a MEC FM ganhou um programa de concertos ao vivo, o Sala de Concerto, e teve séries assinadas por expoentes da música clássica brasileira. Também nos anos 2000 a emissora ganhou uma revista cultural de fim de tarde - o Antena MEC - e promoveu o terceiro concurso de talentos para instrumentistas. 

Nos últimos dez anos, a emissora ganhou outras plataformas, com perfis em redes sociais e veiculação via internet, tornando a programação acessível ao mundo inteiro. A divulgação da música de concerto universal e principalmente a brasileira, segue como sua maior razão de ser; os programas dedicados à música instrumental, como jazz e o choro também são muito importantes na programação de nossa Rádio MEC FM. Ouvintes de todas as idades e profissões sabem que em nossa emissora encontram uma seleção musical única.

Para celebrar a data, além de uma programação musical especial, também vamos veicular interprogramas lembrando fatos marcantes de nossa trajetória. 

Ouça aqui: 

1- Nasce uma nova emissora

2- Anos 1990: expoentes da música de concerto produzem para a Rádio MEC

3 - Anos 2000 - concertos ao vivo e agenda cultural exclusiva

4 - Última década - alcançando o mundo pelo streaming

Tags:  MEC FM 39 anos

Criado em 09/05/2022 - 16:39 - Episódio Interprogramas MEC FM 39 anos

Mais do programa