Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio MEC celebra os 100 anos de "Ulisses", de James Joyce

Série de interprogramas vai ao ar dia 16 de junho, 'Bloomsday", data em que, no romance "Ulisses", o personagem Leopold Bloom percorre as ruas de Dublin em uma aventura que remete à "Odisseia" de Homero

Especiais Rádio MEC

No AR em 16/06/2022 - 18:00

Considerado um marco da literatura moderna ocidental, o romance Ulisses, do escritor irlandês James Joyce, completa cem anos de publicação em 2022.

Inovador pelo uso da técnica narrativa chamada “fluxo de consciência” e pela influência da música no trato das palavras e da sintaxe literária, o livro despertou polêmica, sendo censurado nos EUA no ano de sua publicação, em 1922.  

Para celebrar a data, a Rádio MEC preparou uma série de quatro interprogramas, lançados no dia em que se comemora mundialmente a publicação do livro, 16 de junho, o chamado Bloomsday, em que transcorre a Odisseia imaginada por Joyce. Nessa data, admiradores do romance de Joyce se reúnem para ler trechos do livro e ouvir as canções citadas no romance.

Os interprogramas foram concebidos e dirigidos pela pianista, compositora e ensaísta Vera Terra, que vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos uma pesquisa sobre o romance de Joyce e a literatura irlandesa junto ao The James Joyce Centre, em Dublin, onde esteve por ocasião das comemorações do Bloomsday, em 2018.

Através dos interprogramas, os ouvintes serão introduzidos aos principais personagens do romance: Stephen Dedalus, alter-ego de James Joyce, mergulhado em suas indagações sobre a criação literária; Leopold Bloom, o Odisseu joyceano, que retorna como um judeu irlandês, apegado ao aspectos mundanos da vida, sensível e tolerante, apesar da intolerância que experimenta por ser judeu, e sua esposa infiel Molly Bloom. Cada interprograma é tratado em um estilo diferente, à maneira do romance de Joyce, abrindo-se à diversidade, à pluralidade, como uma forma de fazer frente à estreiteza do pensamento unilateral. 

Ouça aqui:

Sereias:

Proteu:

Penélope:

Calipso e Hades:

Criado em 15/06/2022 - 15:43 - Episódio Interprogramas 100 anos de "Ulysses", de James Joyce

Mais do programa