Apesar de ter sua primeira aparição em Copas do Mundo somente em 1986, a Dinamarca tem melhorado como seleção, chegando ao décimo lugar do ranking da Fifa para essa Copa do Mundo, em 2022. Agora, se formos falar de música, a Dinamarca tem uma tradição histórica.
Para conhecer essa história, temos que voltar até o século 16, quando o compositor de Helsingborg, Dietrich Buxtehude, se consolidava como um dos mais importantes compositores barrocos.
Buxtehude foi uma das grandes influências para Johann Sebastian Bach, e suas principais composições consistem de peças para o órgão e composições corais.
Se Buxtehude iniciou uma tradição de compositores nórdicos, Niels Gade, no século 19, consolidou a Dinamarca como berço de grandes músicos. Gade foi o músico dinamarquês mais importante de sua época e fundou o estilo nacionalista romântico em seu país.
Se pautando na música e poesia tradicional da Dinamarca, e incorporando elementos como a língua nativa e os temas nacionais, Gade compôs sua Sinfonia nº1 em Dó Menor Opus nº5 nas belas planícies de Sjoland.
Niels Gade, além de um grande compositor, dirigiu importantes instituições culturais e foi professor de importantes músicos, como o compositor Carl Nielsen.
Nielsen era o sétimo de 12 filhos de uma pobre família, mas demonstrou suas habilidades musicais desde cedo, em uma banda militar, e depois sendo selecionado para a Academia Real Dinamarquesa de Música - onde iria estudar, lecionar e dirigir a instituição.
Se Gade funda o nacionalismo romântico dinamarquês, Nielsen consolida o estilo, compondo canções que se tornaram patrimônio nacional.
Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).