A seleção espanhola participou de 15 edições da Copa e foi anfitriã na edição de 1982. Mas, uma das edições mais marcantes foi o episódio do ano de 1938, onde o país se retirou do campeonato, pois se encontrava em plena guerra civil.
Na África do Sul, em 2010, foi campeã do mundo após vencer a Holanda, tornando-se o oitavo país a conseguir um Mundial - e o primeiro país europeu a conseguir o título fora de seu continente.
A seleção espanhola vem este ano em busca do seu bicampeonato mundial, com estrelas como os novatos Pedri e Pau Torres, e o experiente Sergio Ramos.
Já a nossa seleção musical da Espanha começa convocando Paco de Lucía. Violonista que revolucionou a música flamenca e cuja influência ultrapassou a fronteira da cultura do seu país, Paco também tinha sua notável passagem pela música clássica espanhola, interpretando compositores De Falla e Joaquín Rodrigo.
Nos anos 1970, Paco introduziu o cajón, instrumento de percussão de origem africana que descobriu no Peru e passou a ser amplamente utilizado na música flamenca.
Nosso próximo convocado é Isaac Albéniz. Albeniz foi compositor, pianista e dramaturgo - uma das figuras mais representativas da criação da música espanhola, e responsável por fazer renascer as raízes culturais do país.
O último convocado de nossa escalação é Federico Torroba. Nasceu na cidade de Madri em 3 de março de 1891. Seu pai, o organista José Moreno Ballestero, foi quem o iniciou na música. Suas primeiras obras como compositor foram sinfonias como Zoraida, Cuadros Castellanos, La ajorca de oro, Capricho Romântico e Suíte Castellana.
Mas, depois do êxito de La Mesonera de Tordesillas, se inclinou para compor zarzuelas, tão imprescindíveis que o consagrou como um dos maiores compositores do gênero no século século 20.
Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).