Apesar da seleção japonesa de futebol só ter conseguido uma vaga em copas do mundo no ano de 1998, o esporte é um dos mais populares do país. O mais antigo torneio japonês em atividade, chamado Copa do Imperador, teve sua primeira realização em 1921.
Agora em 2022 o Japão irá participar de sua sexta copa do mundo. Em 2002, quando sediou o evento, junto com a Coréia, conseguiu alcançar o quarto lugar. Na ocasião, um dos grandes nomes de sua seleção foi Hidetoshi Nakata.
Saindo dos domínios do esporte e começando nossa 'escalação musical' convocamos Rentarō Taki . Ele é um dos mais conhecidos compositores de seu país. Essa notoriedade se deve em parte ao fato de algumas de suas composições, como esta que ouvimos agora: Kōjō no Tsuki, - terem sido incluídas nos livros de canções das escolas japonesas.
Rentaro Taki passa a bola para outro craque japonês no terreno da composição: Toru Takemitsu.
Conhecido por combinar elementos da música erudita ocidental e da música japonesa tradicional, isoladamente e em conjunto, Takemistu passou a ser internacionalmente reconhecido quando outro compositor, Igor Stravinsky, ouviu acidentalmente seu Requiem para orquestra de cordas.
De Takemistu, que recebeu postumamente o Glenn Gould Prize em 1996, ouvimos November steps, na interpretação da New Japan Philharmonic regida por outro craque da seleção musical japonesa, o maestro Seiji Ozawa, mais conhecido por seu trabalho como diretor musical da Orquestra Sinfônica de Boston e como principal regente da Ópera Estatal de Viena, Seiji aqui rege a obra de seu conterrâneo.
Encerramos nossa escalação musical japonesa ouvindo os ágeis e genais dedos da pianista Mitsuko Ushida. Se a seleção de futebol japonesa apresentar a mesma maestria dos craque da música de seu país, teremos, com certeza, belos espetáculos.
Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).