Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escalação Musical: México

Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022

Especiais Rádio MEC

No AR em 22/11/2022 - 07:10

A seleção de futebol mexicana é uma das favoritas em cada torneio mundial de que participa. Em 2022, os mexicanos vão torcer para os craques da bola Edson Alvarez, Hirving Lozano e Raul Jimenez. Já em nossa seleção mexicana, poderíamos apontar como craques Manuel Ponce, Carlos Chávez e Manuel Enríquez.

Desde o século 16, quando se dá a colonização espanhola, a América hispânica tem influência das artes e escolas europeias. Mas a influência também cruzou o oceano na outra direção: o compositor mexicano Manuel María Ponce é reconhecido como um importante autor de peças para o violão clássico espanhol.

Ponce é um dos autores responsáveis pelo desenvolvimento do primeiro período do nacionalismo modernista mexicano, uma vez que em suas composições se nota o uso de recursos nativos americanos e europeus, mesclados de forma original.

Ponce nasceu em 1882, 16 anos depois da fundação do Conservatório Nacional de Música, instituição de ensino superior da Cidade do México. Pelo conservatório passaram muitos dos mais destacados instrumentistas e compositores mexicanos, como Carlos Chávez.

Manuel Enríquez está entre os autores que difundiram a música clássica mexicana na segunda metade do século 20. O compositor, já falecido, hoje dá nome a um importante encontro internacional de música nova, que tem lugar na Cidade do México.

Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).

Criado em 22/11/2022 - 07:10

Mais do programa