O Uruguai – sede da primeira Copa do Mundo de futebol - é terra natal de muitos talentos da bola, e também da música.
Em 1930, enquanto sua seleção disputava o torneio de futebol, o compositor Carlos Estrada se tornava aluno do Conservatório Nacional de Paris. De volta ao Uruguai, em 1936, Estrada funda a Orquestra de Câmara de Montevideo. A partir das atividades dessa Orquestra, muitos compositores uruguaios puderam estrear suas peças.
Estrada deixou outras grandes contribuições à música de seu país: organizou a Editora Nacional de Música, fundou e dirigiu outras orquestras e foi professor na Faculdade de Humanidades e no Conservatório Nacional.
Carlos Estrada, nosso primeiro convocado nessa seleção uruguaia, passa a bola para uma de suas alunas – Beatriz Lockhart. Beatriz é reconhecida como uma especialista em tango contemporâneo.
A Orquestra Filarmônica de Montevidéo apresentou, em 2013, no tradicional Teatro Solís, a ópera Il Duce – de autoria do terceiro craque de nossa seleção uruguaia: Federico García Vigil.
Reconhecido e premiado internacionalmente, Federico Garcia Vigil encerra esta nossa seleção do Uruguai.
Escalação Musical é uma série de interprogramas produzidos e veiculados pela Rádio MEC FM. Em cada episódio, conheça aspectos socioeconômicos, históricos e musicais de cada um dos 32 países que estão na Copa do Mundo de 2022 (veja a lista completa aqui).