Para homenagear um dos maiores nomes da música brasileira, o saudoso Pixinguinha, que faleceu há cinco décadas, em 17 de fevereiro de 1973, a Rádio MEC apresenta edições especiais de diversos programas para celebrar o maestro, flautista, saxofonista, compositor e arranjador carioca.
Em tributo ao artista, o programa Arte Clube aborda o projeto Pixinguinha Como Nunca" na edição desta quinta (16), ao meio-dia. O apresentador Jansem Campos entrevista Henrique Cazes, diretor musical da iniciativa. O convidado comenta o trabalho que reúne o registro fonográfico de 50 músicas inéditas do célebre homenageado em quatro discos.
Já no sábado (18), às 18h, o Roda de Choco traça um panorama sobre a carreira artística de Pinguinha com uma seleção de composições autorais. Apresentado por Luciano Durso, o programa da emissora pública destaca álbuns lançados em tributo ao músico.
Recentemente, outras atrações da Rádio MEC também celebraram a produção musical de Pixinguinha. O programa infantil Rádio Animada resgatou composições do artista que fazem uma verdadeira viagem pelo universo lúdico com sons da natureza e dos animais que se transformam em lindas e lúdicas melodias.
Na volta do quadro Boteco do Confete, com o experiente radialista Rubem Confete, o programa Armazém Cultural ressaltou a importância do artista para o cenário da música brasileira. O veterano falou sobre sua relação com Pixinguinha e recordou alguns dos principais momentos vividos ao lado do amigo.