Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio MEC abre 2024 com o tradicional Concerto de Ano Novo de Viena

Primeiro programa do ano traz edição do famoso concerto com Franz Welser-Möst como maestro

Especiais Rádio MEC

No AR em 01/01/2024 - 00:00

O primeiro Concerto de Ano Novo de Viena ocorreu em 31 de dezembro de 1939, inicialmente com uma finalidade específica e não muito nobre: arrecadar fundos para a guerra liderada por Hitler. Dois anos depois, os concertos tornaram-se uma tradição anual no primeiro dia do ano, apresentando exclusivamente obras da família Strauss, mas desta vez com um propósito diferente: transmitir uma mensagem de esperança, amor e paz a todos os povos. Com o passar do tempo, o programa passou a incluir composições de outros artistas, preferencialmente austríacos, dando ênfase às tradicionais valsas, marchas e polcas. 

Este tradicional Concerto de Ano Novo de Viena acontece anualmente, desde 1939, no grande salão do Teatro Musikverein. Ele se tornou tão popular, que hoje em dia é televisionado e assistido por cerca de um milhão de pessoas em mais de cinquenta países. A partir de 1987, a organização passou a convidar um maestro diferente a cada ano. E em 2023, o convidado foi o austríaco Franz Welser-Möst, que já havia participado em outras duas edições do evento. 

Welser-Möst alcançou reconhecimento internacional aos 25 anos de idade, destacando-se em estreias no Festival de Salzburgo e em colaborações com diversas orquestras. Além de ser Diretor Musical da Orquestra de Cleveland desde 2002, ele também ocupou posições importantes na Ópera de Zurique e, desde 2010, na Ópera Estatal de Viena. 

Ouça o programa no completo player acima.

Criado em 26/12/2023 - 20:55

Mais do programa