Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cerca de 125 pessoas fazem a Rádio Nacional todos os dias

Saiba um pouco da história de quem bota no ar a voz que você ouve

Você já parou para pensar como é que uma rádio entra no ar? Quem está por trás da Rádio Nacional? Alguns nomes vocês já devem ter ouvido por ai. Muitos deles estão aqui há anos, a história da vida deles carrega um pouquinho, ou muito, da Rádio Nacional.

A história da Rádio Nacional também não pode ser contada sem passar por eles. São operadores e operadoras de som, sonoplastas, produtores e produtoras, operadores de antena. A Rádio Nacional não dorme e por isso tem sempre gente acordada por aqui.

Um dos veículos mais antigos da EBC, a Rádio Nacional de Brasília é também onde trabalha Seu Ivo, operador de antena, que viu a rádio nascer e que desde 1957 constrói essa história.

Saindo da parte de operações das antenas e transmissores para as operações de estúdios. Não poderíamos deixar de falar daquelas pessoas que gravam nossos programas, nossos jornais, nossas entrevistas. E para falar de operadores, escolhemos o mais antigo operador da casa, Edson Nery. O bom humor é a característica dele, e de tanto colocar apelido nos outros, ficou conhecido como Burrinho.

A programação de uma rádio também não existe sem uma boa produção. Os produtores são os “fuçadores” oficiais. Eles dão suporte aos programas e às pautas jornalísticas, correm atrás das fontes, das entrevistas, dos assuntos quentes. E a produtora mais antiga da Rádio Nacional, a piauiense Maria do Rosário de Fátima, ou só Fatinha, conta como foi que chegou por aqui.

Pena que não dá para ouvir todo mundo, que não dá para contar a história de todas e todos que construíram e constroem a Nacional. Mas agora vocês já conhecem um pouquinho mais como a gente funciona. Falta pouco para comemorarmos juntos 60 anos de Rádio Nacional.


 

Criado em 18/05/2018 - 14:44

Mais do programa