A Rádio Nacional da Amazônia apresenta a série Heleninha Bortone: a tia da Amazônia. Em cinco episódios, a série narra a vida e a obra de tia Leninha, como ela ficou conhecida para os ouvintes da Amazônia. Heleninha criou, produziu e apresentou o Encontro com tia Leninha, programa que ficou no ar na grade da emissora por 20 anos, e fez parte da infância de gerações de ouvintes.
O terceiro episódio da série é sobre as radionovelas que foram ao ar no Encontro com a tia Leninha. Heleninha Bortone foi a primeira a produzir radionovelas para a programação da Rádio Nacional da Amazônia. As obras eram adaptadas de livros infantojuvenis ou criadas pela própria radialista. Além dos bastidores das gravações, o episódio traz trechos de histórias como História do Dito Gaioleiro (1980), História do Pedrinho Engraxate (1982), Uma casa para muitos (1982), O circo chegou (1982), Pollyanna (1983) e Pollyanna Moça (1983).
Clique no player acima para ouvir o episódio
Este episódio contou com depoimentos de Heleninha Bortone, em entrevista à jornalista Rosemary Cavalcante, em 2008, do sonoplasta Antônio José, o Tonzé, do pesquisador e jornalista Cláudio Paixão, da pesquisadora e professora Simone Aparecida Neves, do produtor-executivo Giovanni Mota e da ex-gerente de Rádio da Regional de Brasília, Taís Ladeira.
Conteúdo extra
Além do episódio na íntegra, diariamente você acompanha um conteúdo extra da série, disponibilizado aqui no site das Rádios EBC. Ouça o primeiro e o último capítulo de Pollyanna (1983), radionovela adaptada e dirigida por tia Leninha a partir do clássico da literatura de mesmo nome, de autoria de Eleanor H. Porter. Pollyanna foi a mais longa radionovela produzida pela equipe da Rádio Nacional da Amazônia - com 46 capítulos - e contou com Antônio José, o Tonzé, nos trabalhos técnicos, e vozes de Solange Cardoso (tia Polly e Jimmy), Luiza Inês (dona Vera, Nanci e Cíntia), Décio Caldeira (dr. Tomás e o velho Tom), Sílvio Gudes (Henrique Junqueira), Flávio Brandão (dr. Arnaldo), Artemisa Azevedo (Mille), Eliana Nascimento (Sílvia), Beth Diniz (Mabel), Ana Maria Matos (Lúcia), Sérgio Araújo (padre) e Heleninha Bortone (narradora e Pollyanna).
Primeiro capítulo:
Último capítulo:
Série Heleninha Bortone: a tia da Amazônia
Episódio 1: Tia Leninha
Episódio 2: Os programas
Episódio 3: As radionovelas
Episódio 4: Os colegas
Episódio 5: As crianças
Pesquisa, entrevistas, roteiro e edição: Nathália Mendes
Montagem e sonoplastia: Messias Melo