A Rádio Nacional da Amazônia traz o segundo episódio do especial Identidade Ancestral que fala sobre violência e resistência dentro de um contexto histórico que vem desde 1500 até a atualidade.
Segundo Edson Kaiapó, professor do Instituto Federal da Bahia (IFB), os povos morriam por conta da violência física ou por conta das doenças dos colonizadores, o que também era uma forma de violência: “Muita gente foi executada tanto pela força das armas quanto pelas epidemias projetadas contra indígenas. Os colonizadores davam de presente: roupas, alimentos contaminados, cobertores e, no final, morriam milhares e milhões de pessoas. Mas tão grave quanto isso foi a expropriação histórica dos territórios originais desses povos. Porque, sem território, os povos acabam se se perdendo, se confundindo.”
Clique no player acima para ouvir na íntegra.
O Identidade Ancestral é veiculado todo sábado, no programa Ponto de Encontro, às 11h, e reprisado no programa Tarde Nacional - Amazônia, toda segunda-feira, às 15h25, na Rádio Nacional da Amazônia. E disponibilizado também no Spotify e no site das Rádios EBC.
Ficha técnica:
- Conceito por Tânia Cerqueira
- Roteiro, produção, entrevistas e edição: Nathália Mendes
- Sonoplastia: Messias Melo
- Trilha sonora: Marcus Viana
- Coordenação: Taiana Borges