O Especial de Domingo faz nesta edição uma homenagem aos 45 anos do Clube do Samba e sua gente bamba. Fundado em 5 de maio de 1979, as rodas de samba rolavam inicialmente na casa de seu presidente João Nogueira. Quem conta essa história em detalhes é a viúva do sambista.
O sucesso obtido no quintal de Ângela e João Nogueira, no Meier, aos fins de semana, era tanto que o Clube do Samba precisou buscar novos ares. Ao longo de sua trajetória, essa turma chegou a ter cinco sedes diferentes para o pagode de terreiro.
O clima irreverente, de malícia e malemolência bem carioca, refletia o jeito dos fundadores. Como fica nítido no relato de como Martinho da Vila, já um bamba respeitado, e João Nogueira, moleque atrevido recém chegado aos 20 anos, se conheceram.
E é nesse clima que o Bloco do Clube do Samba tornou-se uma tradição do carnaval carioca. Passeando pela cidade, o bloco começou no Meier, passou pela Rio Branco onde abria para o Cacique de Ramos e consolidou-se na Avenida Atlântica. Os enredos quase sempre políticos, falavam de luta pelas diretas, pacotes econômicos e escândalos de corrupção.
Para celebrar esse legado, encerramos este especial na voz de Diogo Nogueira e a nova geração de sambistas.
ESPECIAL CLUBE DO SAMBA 45 ANOS
Roteiro e produção - Cezar Faccioli
Locução - Gláucia Araújo
Pesquisa - Acervo EBC
Técnica - Carliton Gondim e Marcos Inácio
Coordenação de produção - Cynthia Cruz