Ao preencher a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o contribuinte pode se deparar com dois tipos de inconsistências: erros e avisos. O professor Deypson Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), explica as diferenças.
Confira no player acima.
Erros são inconsistências graves, que impedem a entrega da declaração. Nesse tipo de inconsistência não é possível entregá-la e o programa solicita obrigatoriamente a correção. Um exemplo de erro é a data de nascimento inválida.
Já os avisos são inconsistências menos significativas e sua existência permite a entrega da declaração. Um exemplo é o espaço para o número do Título Eleitoral em branco.
Antes da entrega, o programa fará um exame dos dados, verificando se as informações foram preenchidas corretamente. Se houver erros, aparecerá uma mensagem informando que sobre as situações impeditivas e que a declaração não poderá ser entregue.
Se forem avisos, a declaração poderá ser entregue normalmente, uma vez que não impedem a transmissão do documento à Receita Federal.
A opção Verificar pendências do programa gerador da Declaração do Imposto de Renda 2021 permite ir direto para o campo onde há erro ou aviso. Assim, é só clicar na descrição que o contribuinte será direcionado automaticamente para o campo da declaração a ser corrigido.