Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor fala sobre o espólio no IRPF 2021

Espólio é o conjunto de bens, direitos, rendimentos e obrigações da pessoa falecida

Especial Imposto de Renda

No AR em 25/03/2021 - 07:00

 

 O professor Deypson Carvalho, do Centro Universitário do Distrito Federal, explica que o espólio é o conjunto de bens, direitos, rendimentos e obrigações da pessoa falecida. É contribuinte distinto do meeiro, herdeiros e legatários.

 O espólio está sujeito aos mesmos prazos e condições de obrigatoriedade de apresentação das pessoas físicas quanto à declaração inicial (correspondente ao ano de falecimento) e às intermediárias.

Opcionalmente, os rendimentos produzidos pelos bens comuns podem ser tributados, em sua totalidade, em nome do espólio, o qual pode compensar o total do imposto pago ou retido na fonte sobre esses rendimentos.

Nas declarações de espólio de pessoa que mantinha união estável, devem ser incluídos os rendimentos próprios, 50% (cinquenta por cento) dos rendimentos produzidos pelos bens possuídos em condomínio com o companheiro, ou percentual estabelecido em contrato escrito, recebidos no ano-calendário, os bens e direitos que constem do inventário e as obrigações do espólio.

Ouça no player acima

Criado em 25/03/2021 - 07:00

Mais do programa