Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mulheres se mobilizam contra PL que quer mostrar imagens de fetos a vítimas de estupro

Governador do DF tem até o dia 17 de julho para publicar o veto

Viva Maria

No AR em 05/07/2017 - 13:52

Os grupos Curumim, Fórum de Mulheres do Distrito Federal e Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) fizeram uma campanha de mobilização na internet com a hashtag #MePoupedoPL1465/2013. O objetivo era sensibilizar o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, a vetar o projeto de lei aprovado no último dia 26 de junho, pela Câmara Legislativa, que propõe a exposição de imagens de fetos a vítimas de estupro que optarem por abortar.

O Viva Maria conversou com a socióloga e a assessora técnica do Cfemea, Jolúzia Batista. De acordo com ela, o projeto previa que as unidades de saúde pública e privada teriam que promover palestras sobre o desenvolvimento de fetos durante a gestação, desde o primeiro mês. A reação foi rápida: mais de seis mil e-mails de adesão à campanha tomaram conta da internet.

Tamanha pressão fez com que a autora do projeto, a deputada distrital Celina Leão (PPS), encaminhasse um ofício a Rolemberg pedindo veto total à matéria aprovada. O governador informou na terça-feira (4) que vai vetar o projeto e disse considerar a proposta algo “macabro”. Rollemberg tem até o dia 17 de julho para publicar o veto.

O Viva Maria também ouviu a socióloga e fundadora e coordenadora da organização não governamental Cepia - Cidadania e Ação, Jaqueline Pitanguy. Segundo ela, a aprovação da proposta em si, pela Câmara Legislativa, é tão estarrecedora que não dá nem para comemorar a decisão do governador.

Ouça o Viva Maria no player acima.

 

 

Tags:  Viva Maria aborto

Criado em 05/07/2017 - 13:57

Mais do programa