Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Técnico do INSS dá orientações sobre auxílio-doença

O benefício é concedido aos trabalhadores que adoecem e ficam impossibilitados de seguir nas suas atividades profissionais

No AR em 15/09/2017 - 12:55

No Jornal da Previdência, quadro do programa Falando Francamente, a apresentadora Artemisa Azevedo conversou com técnico do Seguro Social da Gerência Executiva do INSS de Rondônia Silvério Cavalcante de Oliveira sobre o auxílio-doença.

O benefício é concedido aos trabalhadores que adoecem e ficam impossibilitados de seguir nas suas atividades profissionais. Licenciados do trabalho, passam a receber um valor que equivale a 91% da média de todos os salários recebido desde julho de 1994.

A partir do momento em que a perícia médica identifica que o segurado já recuperou sua capacidade para o trabalho, o benefício é cessado e ele pode voltar às suas atividades normais. Se o INNS reconhecer que o trabalhador não tem condições de exercer as funções anteriores, ele continua recebendo o auxílio-doença e será submetido a um processo de reabilitação profissional para exercer outra atividade.

Caso o beneficiário tenha sua situação agravada e a perícia concluir que a pessoa não consegue exercer nenhuma outra atividade profissional, ela é encaminhada para a aposentadoria por invalidez.

Ouça a entrevista completa no player abaixo.

previdência, por sandra.torres

O Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 15/09/2017 - 13:00