Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Médico alerta para os perigos do diabetes

Dr. Delmir Rodrigues enfatizou a importância do diagnóstico precoce e de hábitos saudáves para evitar ou controlar a doença

No AR em 15/11/2017 - 12:14

Artemisa Azevedo conversou no programa Falando Francamente com o médico endocrinologista, Dr. Delmir Rodrigues e o assunto foi o diabetes. Nesta terça-feira, 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Diabetes.

Ouça a entrevista completa:


Nesse dia mundial de combate a doença, as sociedades médicas alertam a população sobre a existência e os sintomas do diabetes. Trata-se de uma doença crônica caracterizada pelo aumento do nível de açúcar no sangue. Ela não tem cura, mas tem tratamento.

"Esse aumento pode ser o resultado da deficiência de algum tipo de hormônio que controla o metabolismo da taxa de açucar do sangue", explica Dr. Delmir. Segundo o médico, maus hábitos de alimentação e falta de exercícios podem fazer com que o hormônio responsável pelo metabolismo do açucar, a insulina, não consiga atuar.

Entre os sintomas que podem indicar a presença de diabetes estão a sede excessiva, a vontade de urinar excessiva ou alterações anormais no peso, além de uma fraqueza generalizada e dificuldade de concentração. 

As complicações crônicas mais graves incluem a cegueira, dificuldade de cicatrização de feridas ou mesmo a perda da capacidade do rim de filtrar o sangue. "São complicações drásticas que podem ser evitadas com diagnóstico precoce, uma vida saudável e um tratamento adequado", enfatiza o médico. 

Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.

Criado em 15/11/2017 - 12:25

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.