Beth Begonha conversou, no programa Falando Francamente, com a oftalmologista Ana Paula Tupynambá e o assunto foi mulheres estão mais suscetíveis a doenças oculares.
A entrada na menopausa é a principal causa de problemas na visão das mulheres, isso por causa das mudanças hormonais devido à interrupção do estrogênio. A catarata, olho seco, degeneração macular são algumas doenças que pode atingir as mulheres depois da menopausa.
O estrogênio ele pode causar alterações no filme lacrimal, as mulheres com síndrome de olho seco que é aumento da sensibilidade à luz, uma coceira nos olhos, sensação de areia nos olhos. Claro que o oftalmologista pode corrigir o problema. As chances da mulher de desenvolver a catarata podem aumentar durante a menopausa. Isso ocorre também pela circulação do estrogênio. Essa interrupção altera uma das camadas que forma o cristalino que é a lente natural do olho. Mas que a doença também tem solução.
A degeneração macular relacionada à idade pela perda gradual da visão central em pessoas acima de 50 anos. Isso é um fator alarmante porque a degeneração macular hoje é uma doença de saúde pública, entre os fatores de risco estão a idade, o tabagismo e também a menopausa precoce e os sintomas dessa doença é a perda definitiva da visão central, senão tratada adequadamente.
Clique no player abaixo e ouça o Falando Francamente.
Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.