Artemisa Azevedo conversou nesta edição do Falando Francamente com a coach e gestora de RH Mônica Fernades. O assunto foi como encontrar motivação para voltar a estudar na terceira idade.
Ouça a entrevista completa:
Para Mônica, o processo de motivação para o estudo funciona como um veículo. "Saber o objetivo é o combustível para manter a motivação acesa, para não haver uma desistência no meio do caminho", enfatiza. Ela orienta que quando se fizer uma escolha, principalmente quando se trata de estudos na terceira idade, é importante identificar os ganhos e perdas daquela atividade.
Existem, ainda, dois tipos de motivação: a intríseca e a extrínseca. "A primeira é a que vem de dentro, eu tenho uma automotivação e não preciso de recursos externos, a segunda é a que vem de fora, quando o ambiente e as coisas externas contribuem para manter a minha ação constante", esclarece. Por isso é importante, defende a especialista, que a pessoa descobra qual delas a mantém.
Ela ressalta, ainda, que retomar os estudos para os idosos é a oportunidade de manter a mente ativa, aumentar a qualidade de vida, e se socializar mais.
O Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.