Carlos Moreira conversou no programa Falando Francamente com o farmacêutico hospitalar Francisco Batista. O assunto foi o Sistema Único de Saúde (SUS), sob um aspecto sanitário e social.
"O que nós temos de sistema de saúde poucos países têm", falou o farmacêutico. "É verdade que temos muitas dificuldades. Ao mesmo tempo não podemos perder de vista que a diferença que existe no Brasil de hoje graças ao SUS e ao que havia antes é grande."
Francisco ressalta os avanços alcançados pelo SUS desde que foi implantado. "Conseguimos erradicar moléstias no Brasil, pusemos em prática um projeto de vacinas que é exemplo para todo mundo e vivemos um atendimento de HIV/AIDS que nenhum país do mundo faz coisa semelhante", enumera.
O farmacêutico, que participou da elaboração do sistema ainda na década de 80, diz que o grande problema do SUS não é apenas o subfinanciamento, mas o modelo com o qual foi implantado. "Os nossos adversários conseguiram fazer um SUS bem diferente daquilo que a gente pensou e aprovou", pontua.
Ouça a entrevista completa:
Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.