Artemisa Azevedo conversou no programa Falando Francamente com o publicitário Marcos Manfredi, idealizador do Forum de Ação e Recursos para o Municipio (FARM). O FARM, maior forum de segurança alimentar e nutricional do mundo, começa a partir de 20 de março e vai durar dois anos.
Ouça a entrevista completa:
"A intenção é cobrir os 5.570 municípios." Para alcançar o objetivo, Marcos explica que o projeto trabalha por "regionalidade". "Por exemplo, na região de Sorocaba teremos 79 municípios que participarão. Nós trabalharemos ali a segurança alimentar e nutricional dentro desse segmento do agronegócio", explica.
O Fórum promove ações que ampliam o acesso da população a alimentos. "Hoje a população brasileira tem muito pouca informação nesse sentido", observa. Nesse sentido, o FARME trabalha pela conscientização da população e dos municípios, promovendo ações como a criação de conselhos regionais. "É o primeiro passo, após isso tem uma série de adequações de leis para evitar o desperdicio de alimentos e conseguir escoar esses alimentos para populações de risco", explica.
"Existem, ainda, uma série de ações em relação a parte de cultivo: uso melhor dos defensivos agrícolas e melhor uso dos recursos hidricos e energéticos." Outro assunto abordado pelo Fórum é a qualidade nutricional, acrescenta Marcos: "como você pode reeducar toda a sociedade em relação aos alimentos que ela consome".
O publicitário explica que para as prefeituras que querem aderir às atividades podem entrar no site do Fórum (www.forumfarm.com.br). "Em relação a esse trabalho você não só enriquece a alimentação diária de toda sociedade, mas contribui para aumentar os lucros não só coporativos, mas também dos municípios", destaca Marcos, enfatizando o trabalho realizado pelo Fórum também junto ao agronegócio.