Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça as novas regras para rotulagem de alimentos

Exija seus direitos! Entenda tudo o que mudou na rotulagem de

O programa Falando Francamente desta segunda (03) entrevistou o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Vigilância Sanitária (Inbravisa), Rui Dammenhaim, sobre as novas regras para rotulagem de alimentos.  Essa mudanças são de extrema importância, principalmente para aqueles que tem uma dieta restritiva, como os diabéticos e hipertensos.  As mudanças vão deixar claro para os consumidores as espeficicações como diet, light, sem glúten ou rico em fibras, por exemplo.

 

O entrevistado explica que a partir de agora um alimento diet deve necessáriamente não ter açúcar. Antes, esse mesmo alimento poderia só conter uma quantidade reduzida do produto.  Ele também exemplifica sobre os lights: uma maionese light só pode ser considerada assim, se ela comprovar na rotulagem a redução de caloria, afirma Rui.

 

Essas novas regras estão de acordo com as normas do Mercosul e irão facilitar a importação e exportação, evitando barreiras sanitárias.  As regras começaram a valer no último sábado (01º). As empresas que não cumprirem as regras irão sofrer penalidades. A Imbravisa disponibilizou, na internet, um novo manual de rotulagem com as novas regras.

 

O Falando Francamente vai ao ar pela Rádio Nacional da Amazônia às 15h, de segunda a sexta-feira, e tem apresentação de Artemisa Azevedo.



Criado em 03/02/2014 - 17:52 e atualizado em 04/02/2014 - 11:27