Em entrevista ao programa Falando Francamente, da Rádio Nacional da Amazônia, o psicólogo João Alexandre Borba fala sobre a Síndrome de Solomom. Segundo ele, em 1950, o psicólogo, Solomom Asch, resolveu fazer um experimento, onde as pessoas da sala de aula estavam combinadas para dar a resposta errada para uma questão, e apenas uma não sabia do acordo.
Após perceber que todas os outros davam uma mesma resposta, que para ela era a resposta errada, passou a concordar com eles. Alexandre Borba explicou que isso comprova que as pessoas levam muito em consideração a opinião dos outros e tendem a seguir padrões sociais, até mesmo negativos.
"Eu acabo deixando de ser eu mesmo para me tornar o que o outro quer de mim”, comenta o psicólogo. De acordo com ele, isso mostra um pouco de insegurança e falta da força da pessoa em mostrar quem realmente é. São pessoas enfraquecidas, com dificuldade de se impor. Muitas vezes ela perde até oportunidades na vida e deixa de realizar seus sonhos, indo por outro caminho que não é o que realmente desejava.
Ouça outros destaques do Falando Francamente
A insegurança começa na infância. Por isso, segundo Alexandre Borba, é preciso que os pais ensinem aos filhos a terem opinião própria, a colocar para fora as próprias emoções. É preciso dar um tempo para a criança, que está se formando, poder se expressar. Mesmo depois de adulto é possível mudar esta situação. A pessoa tem que começar a avaliar o que acredita, quais as coisas pelas quais realmente moveria forças para realizar.
"É preciso fazer uma reflexão do nosso mundo interior e sair para o mundo", disse. Se a pessoa fica muito tempo reprimida é preciso procurar ajuda de um especialista no assunto, como um psicólogo.
"Enquanto eu não for eu mesmo, alguém vai ficar no meu lugar". O psicólogo ressalta que isso não significa sair falando o que pensa. Quando a pessoa está saindo da Síndrome de Solomom, a tendência é ficar agressiva. Por isso, Borba orienta para que o paciente avise aos amigos e familiares que isto pode acontecer.
Confira a íntegra da entrevista no player acima e saiba mais sobre o assunto.
O programa Falando Francamente vai ao ar na Rádio Nacional da Amazônia, de segunda a sexta, das 15h às 16h, com apresentação de Artemisa Azevedo.