Em entrevista ao programa Falando Francamente, dessa terça-feira (14), o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental Edson Barcelos falou sobre a 61ª Reunião da Sociedade Interamericana de Horticultura Tropical (Isth, sigla em inglês), que acontece em novembro da cidade de Manaus.
Criada em 1951, a Isth realizar congressos anuais em países da América Tropical. 20 países já sediaram a reunião. Esta é quarta vez que o evento é realizado no Brasil, mas a primeira na Amazônia.
O pesquisar explica que objetivo é atrair pesquisadores, professores, investidores, apaixonados por fruticultura tropical, hortaliças tropicais e floricultura tropical para o evento e, também, fazer turismo em Manaus. Flores, frutas e hortaliças são tema do evento, que acontece de 23 a 27 de novembro. Para participar do encontro é preciso se inscrever no site da página da Embrapa e pagar taxa.
A programação conta com palestras com especialistas no assunto, abordando desde a parte da pesquisa básica, desde a parte botânica, até a parte de mercado, afirma o entrevistado. É uma troca de experiência e para mostrar o que estamos fazendo no Brasil.
O visitante terá a oportunidade de conhecer os produtos da região. De acordo Edson Barcelos, pequenas indústrias artesanais que produzem balas de cupuaçú, balas de castanha, sorvete de açaí, produtos feitos com a biodiversidade do Amazonas, estarão presentes no evento.
Estas e outras informações você ouve na entrevista com Edson Barcelos, disponível no player no topo da matéria.
O Falando Francamente vai ao ar, na Rádio Nacional da Amazônia, de segunda a sexta-feira, das 15h às 16h, com apresentação de Artemisa Azevedo.
Embrapa e Mapa monitoram pragas na fruticultura
Fruticultura atrai atenção de pequenos produtores