Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Disfunção erétil: especialista explica as principais causas

Ouça entrevista com médico urologista sobre o assunto

Disfunção erétil é a incapacidade ou dificuldade de iniciar ou de manter uma ereção em, pelo menos, 50% das tentativas durante a relação sexual.

 

Em entrevista ao programa Falando Francamente desta segunda-feira (29), o médico urologista, Diogo Mendes, explicou que existem três causas básicas para a disfunção erétil: “A primeira causa é a do homem jovem, que vai até a faixa dos 30 anos, e em 95% das vezes, é de componente emocional, necessitando apenas de um tratamento psicológico. A segunda causa, que fica entre a faixa dos 40 aos 60 anos, acontece uma dificuldade que, normalmente, é mista e está associada à ansiedade e algumas doenças, como a diabetes, pressão alta, uso de medicamentos, tratamentos para diversas doenças, quimioterapia. A terceira causa é para o homem acima dos 60 anos, porque ocorre o envelhecimento do pênis”.

 

Diogo Mendes dá um dica: “O homem de 60 anos, muito mais do que preocupar-se com as suas doenças, ele precisa se preocupar com a sua saúde, ou seja, procurar ter uma vida saudável, e isso, deve começar desde o início, desde a juventude, porque aí sim, garantirá uma boa ereção, com uma idade mais avançada”.

 

“Temos duas maneiras simples de orientar os pacientes. A primeira coisa é: tudo que faz bem para o coração, faz bem para a ereção e vice-versa, ou seja, evitar tabaco, álcool, obesidade, falta de atividade física, hipertensão, não cuidar da saúde, manter uma vida desregrada, alimentação ruim, etc. Assim, se o paciente cuidar do coração, ele também estará cuidando da ereção. A segunda orientação é: o paciente precisa manter um ritmo e uma frequência normal de relações sexuais, durante a vida. São recomendadas uma média de 2 a 4 ejaculações por semana, pois quanto mais ejaculações, mais saúde prostática o homem terá”, alerta o urologista.

 

O médico também faz um alerta em relação a automedicação. El explica  que existem 5 tipos de medicamentos diferentes para a ereção, e o paciente não sabe quais dos medicamentos será eficiente para ele, então em caso de disfunção, é importante que procure um especialista.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima e saiba mais sobre o assunto.

 

O programa Falando Francamente, vai ao ar de segunda a sexta, às 15h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 13h (horário local), na Rádio Nacional do Alto Solimões.



Disfunção erétil atinge quase metade dos homens brasileiros

Criado em 29/02/2016 - 20:21 e atualizado em 29/02/2016 - 17:20