No quadro sobre previdência desta quinta feira (22), o programa Falando Francamente conversou sobre um tema que gera muitas dúvidas: auxílio-reclusão. A técnica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Adriele Pascoal esclareceu o assunto na entrevista disponível no player acima.
O auxílio-reclusão é um beneficio previdenciário destinado aos dependentes do segurado de baixa renda que esteja preso e que preencha alguns requisitos, como não estar recebendo nenhum salário e nenhum outro benefício previdenciário. Podem receber o benefício os seguintes dependentes: marido ou mulher, os filhos e, na falta desses, os pais. Os filhos continuam dependentes do segurado até os 21 anos. O trabalhador rural também tem direito ao auxílio-reclusão com a diferença que os dependentes têm que comprovar o efetivo exercício da atividade rural. Isso porque os trabalhadores rurais contribuem de forma indireta para a previdência.
A Previdência Social disponibiliza o telefone 135 para tirar qualquer dúvida.
O programa Falando Francamente vai ao ar de segunda a sexta, às 15h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 13h (horário local) na Rádio Nacional do Alto Solimões.