Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como prevenir a Toxoplasmose

Evitar comer carne crua e folhas verdes mal lavadas, alerta

No quadro Alô Doutor, do programa Falando Francamente desta quinta-feira (15) o tema é a toxoplasmose, e o entrevistado o farmacêutico José Gildo da Silva. Segundo ele, a toxoplasmose é uma doença que, no início, é assintomática. É transmitida por um protozoário, o Toxoplasma gondii, cujo hospedeiro é o gato doméstico.

 

 

A doença é silenciosa mas os efeitos são bastante maléficos. Os sintomas são febre, fadiga, e o inchaço dos gânglios. A forma de contágio é pela ingestão de carne crua contaminada pelo toxoplasma ou folhas verdes mal lavadas. 

 

 

A doença tem várias maneiras de agir no corpo humano e quando não diagnosticada a tempo pode se agravar. A orientação é evitar comer carne crua, lavar folhas de maneira adequada, usando o hipoclorito de sódio (água sanitária). E também fazer exames de sangue periódicos para prevenção e procurar um clínico geral para realização de check-ups anuais. 

 

 

Clique no player acima e ouça a íntegra da entrevista.

 



O Falando Francamente vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 15h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 13h (horário local), na Rádio Nacional do Alto Solimões. Apresentação: Franck Silva



Cientistas alertam para toxoplasmose silvestre na Amazônia

Criado em 15/12/2016 - 18:45 e atualizado em 15/12/2016 - 16:48