Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Janeiro roxo alerta para combate à hanseníase

Ouça entrevista com o médico Marco Andrey

No programa Falando Francamente desta segunda-feira (16) o presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), Marco Andrey, deu informações sobre a campanha Janeiro Roxo, de combate à hanseníase.

 


O Ministério da Saúde mantém o mês de janeiro como um alerta para a doença, A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, que tem uma atração muito grande por nervos e pele.

 

Os sintomas são formigamento, mancha branca ou até avermelhada. O que chama mais atenção é a perda de sensibilidade ao tato e ao calor. A transmição é exclusivamente de pessoa para pessoa, e pode ocorrer por troca de fluidos corporais como espirro, saliva e tosse. Existe tratamento, que pode durar até um ano, e o antibiótico é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Clique no player acima e ouça a íntegra da entrevista.

 


O Falando Francamente vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 15h (horário de Brasília), na Rádio Nacional da Amazônia, e às 13h (horário local), na Rádio Nacional do Alto Solimões. Apresentação: Artemisa Azevedo.



Por que a hanseníase não está em processo de eliminação no Brasil?

Criado em 16/01/2017 - 18:01 e atualizado em 16/01/2017 - 16:05

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa