Na sua essência, as operações de paz servem para proteção de cidadãos civis. A ONU usa esse instrumento para promover o bem comum das populações afetadas por conflitos mundiais. Por norma legal, cabe ao Ministério da Defesa coordenar as ações de tropas brasileiras que estejam fora do país. A Chefia de Operações Conjuntas é o setor, dentro do ministério, responsável por coordenar os contingentes brasileiros que estão em missões de paz da ONU no Líbano e no Haiti.
O subchefe de operações de paz da Chefia de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, almirante Rogério Ramos Lage, destaca que a participação brasileira nesse tipo de operações ocorreu antes mesmo da criação da ONU. Os Peacekeepeers brasileiros estão em missão em dez países.
O Forças do Brasil desta semana traz também uma matéria sobre o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk, local onde são capacitados os oficiais dos Corpos e Quadros da Marinha; e ainda informações sobre a mudança que o Exército está propondo para o Regulamento da Fiscalização de Produtos Controlados.
Ouça o programa no player acima.