O programa Harmonia desta terça-feira (18) comemora os 270 anos de Antonio Salieri.
No dia 18 de agosto de 1750, nascia em Veneza, o compositor italiano, muito conhecido e apreciado em sua época como autor de óperas.
Ouça a MEC FM:
Aos 16 anos, Salieri foi para Viena, levado por Florian Gassman, compositor e diretor musical da corte imperial, onde foi apresentado ao imperador da Áustria José II. Em 1784, foi nomeado compositor da corte e em 1788, se tornou o mestre de capela, cargo que ocupou durante 36 anos.
Durante sua carreira, Salieri compôs suas óperas, não apenas para teatros na Áustria, mas também para companhias na França e na Itália.
Salieri cultivou nesse período amizades importantes da música, como Pietro Metastasio e Christoph Gluck. Ele foi também um importante professor de música, dando aulas para Schubert, Beethoven e Liszt.
A relação de Salieri com Mozart foi objeto de muita especulação, mas existe pouca evidência para as supostas intrigas e comentários prejudiciais entre ambos os compositores. As especulações sobre os dois compositores surgiram por causa da ópera Mozart et Salieri, de 1898, de Rimsky-Korsakov. Inspirada numa lenda, que dizia que Salieri tentou envenenar Mozart, a ópera havia sido baseada no Conto de Pushkin, de 1830.