Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Obras de Grieg e Liszt são destaques no Harmonia

Saiba mais sobre duas composições que têm o piano como destaque

Harmonia

No AR em 22/10/2020 - 20:00

No programa desta quinta-feira (22), duas obras em que o piano está em destaque: a primeira como acompanhante na Sonata para Violoncelo e Piano em Lá menor, Opus 36, de Grieg.

A outra obra, o Concerto Número 2, em Lá Maior para Piano e Orquestra, de Liszt, garante a segunda parte do Harmonia, e celebra o aniversário do compositor, que nasceu na data de hoje em 1811.

Ouça, a partir das 20h, no player abaixo:

Composta em três movimentos, a Sonata para Violoncelo, Opus 36 de Grieg divide com as de Chopin e Rachmaninov a honra de ser uma das três sonatas mais tocadas para o instrumento.

Nascido em Bergen, em 1843, Edvard Grieg, sem dúvida, é o compositor mais popular da Península Escandinava.

Era filho de um rico comerciante e de uma poetisa e musicista, que lhe deu aulas de piano, quando Grieg tinha seis anos de idade.

Apesar do progresso como pianista, Grieg já demonstrava ter um interesse bem maior em experimentar suas próprias ideias, mais do que tocar a música dos outros.

A Sonata Opus 36 marca o retorno de Grieg à composição, depois de um período em que ocupou o cargo de regente na Sinfônica de Bergen.

A obra teve a influência musical direta de dois outros compositores e amigos dinamarqueses, como ele: Niels gade e Hartmann.

Já o estilo franco e confiante da sonata reflete um encontro de Grieg e Rikard Nordraak durante o verão de 1865, e que marcou a trajetória do trabalho de Grieg.

Na segunda parte do programa, o Harmonia presta homenagem ao aniversário de Franz Liszt, compositor, pianista, regente e professor, nascido em Raiding, na Áustria, em 1811.

Em 1840, Liszt foi considerado, por muitos, como o maior pianista de todos os tempos e, de fato, ele conquistou a Europa com seu talento e habilidade pianística.

Cheio de emoção, virtuosismo e paixão, o Concerto Número 2, em Lá Maior para Piano e Orquestra de Liszt foi escrito durante o período de 1839 a 1840.

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Produção: Fernando Neiva

Apresentação: Sidney Ferreira

Criado em 22/10/2020 - 07:30

Mais do programa