O Harmonia desta sexta-feira apresenta um programa exclusivo com obras de Jean Sibelius, compositor finlandês nascido em 1865.
Sibelius e sua esposa estavam em lua de mel em 1892, passando pela região da Carélia, uma província histórica da Finlândia. Naquela época, a Carélia era o local da Finlândia que melhor preservava as tradições musicais e poéticas do país. Lá, o compositor conheceu a música folclórica do lugar e anotou inúmeras melodias.
No ano seguinte, 1893, Sibelius recebeu a encomenda da Associação dos Estudantes de Viipurí, da Universidade de Helsinque. Eles pediram que o compositor escrevesse uma música para uma peça de teatro de caráter folcórico, e que retratava eventos históricos da Carélia. Sibelius escreveu uma abertura e oito episódios inspirados na música folclórica da região.
A estreia da obra foi em Helsinque no dia 13 de novembro de 1893, e o sucesso foi tão grande que o público batia com os pés no chão e aplaudia sem parar durante toda a apresentação.
Sibelius ficou com a nítida impressão de que ninguém conseguira ouvir uma única nota da sua música naquela estreia.
Jean Sibelius também gostou de escrever as humoresques para violino e orquestra em 1916 e 1917. Para o compositor, as peças tinham um formato excelente, e ele pretendia que as humoresques formassem uma única suíte, embora cada uma tenha recebido um número de Opus diferente.
Ouça a Mec FM: