Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dvorak, Debussy e Olivier Messiaen são destaques no Harmonia

Duas estreias e a data de nascimento ligam os três compositores ao dia 10 de dezembro

Harmonia

No AR em 10/12/2020 - 20:00

O Harmonia desta noite (10) destaca duas estreias da música de concerto: a Serenata para Cordas, de Dvorak, e o balé para crianças, La Boite à Joujoux, de Debussy.

Destacamos também o nascimento em 1908 do compositor francês Olivier Messiaen.

Ouça a MEC FM no player abaixo:

Começamos com Dvorak, que, em 1875, viveu um ano frutífero, no qual escreveu entre outras obras, a Sinfonia Número 5 e o Trio para Piano Número 1.

Nesse ano, 1875, Dvorak compôs em apenas 12 dias a Serenata para Cordas, Opus 22, e a apresentou pela primeira vez em Praga, em 10 de dezembro de 1876.

Em 1913, Claude Debussy foi procurado pelo artista e escritor André Hellé, para um balé infantil inspirado no conto La Boite à Joujoux, A Caixa de Brinquedos.

O tema infantil interessou Debussy por causa de sua filha, Emma-Claude, chamada de Chouchou, a quem ele já havia dedicado sua suíte Children’s Corner.

Ele escreveu a música para piano, mas o início da Primeira Guerra acabou adiando o balé, que só foi encenado em 1919, após a morte de Debussy.

Nascido em Avignon, na França, em 10 de dezembro de 1908, Olivier Messiaen é uma das personalidades mais paradoxais da música.

Grande radical, e ao mesmo tempo, profundamente tradicional, Messiaen expressava na música sua convicção da fé católica.

De estilo eclético, com influências de Debussy, Stravinsky e Alban Berg, Messiaen incorporou também ritmos hindus, ecos da música de Bach e até mesmo a inclusão de cantos de pássaros.

O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Produção: Fernando Neiva

Apresentação: Rui Vasconcellos

Criado em 10/12/2020 - 07:28

Mais do programa