O Harmonia desta sexta-feira, 12 de março, destaca a estreia em 1934, da Sinfonia Mathias, o Pintor, do compositor alemão Paul Hindemith.
A obra é uma das peças orquestrais mais famosas de Hindemith e foi incorporada ou retrabalhada para a ópera com o mesmo nome, Mathias, o Pintor, também de Paul Hindemith.
A ópera fala sobre o pintor Mathias Grunewald, que viveu na época da Reforma Protestante e cuja obra, o Retábulo de Isenheim, inspirou vários artistas do século vinte.
O compositor Paul Hindemith escreveu a Sinfonia Mathias, o Pintor, em 1934, enquanto os planos para ópera estavam em seus estágios preliminares. Nessa ocasião, o maestro Wilhelm Furtwangler pediu a Hindemith uma obra para a nova turnê da Filarmônica de Berlim. Hindemith decidiu compor movimentos sinfônicos que poderiam servir como interlúdios instrumentais da ópera, ou para serem inseridos ou utilizados em diferentes cenas.
O Maestro Furtwangler e a Filarmônica de Berlim fizeram a primeira apresentação da Sinfonia Mathias o Pintor, de Hindemith, em Berlim, no dia 12 de março de 1934.
O Harmonia também apresenta mais duas peças de Paul Hindemith. O Concerto para Piano número 1, opus 36, e a Abertura Neues vom Tage, em português, Notícias do dia, uma ópera que satiriza a vida moderna.
Ouça a MEC FM:
O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.