Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Samuel Barber é o destaque do Harmonia

O programa homenageia o compositor, pianista, maestro, e educador musical norte-americano Samuel Barber

Harmonia

No AR em 10/03/2021 - 20:22

Um dos compositores mais célebres do século vinte, Samuel Barber nasceu em 1910, na Pensilvânia, filho de um médico e de uma pianista, e pôde desfrutar de excelente educação musical.

Desde cedo, Barber se interessou profundamente por música, e era evidente seu talento e suas habilidades. Começou a estudar piano aos seis anos e aos sete compôs sua primeira obra, uma peça para piano.

Aos dez anos, ele escreveu sua primeira opereta, aos doze tornou-se organista da igreja local, e aos quatorze ingressou no Instituto Curtis de Música na Filadélfia, onde passou dez anos desenvolvendo seus talentos como prodígio em composição, voz e piano.

Desde o início da idade adulta, Barber escreveu muitas composições de sucesso, trazendo para ele os holofotes do mundo da música clássica. Aos 18 anos, ganhou o prêmio Joseph Bearns da Universidade de Columbia por sua Sonata para violino, e  recebeu novamente este prêmio pela abertura A Escola de Escândalos, composta por ele aos 21 anos em 1931.

Em 1938, aos 28 anos Barber estreou seu Adágio para Cordas, opus 11, provavelmente sua obra mais conhecida. O Adágio foi tirado do movimento lento do Quarteto de Cordas, e foi elogiado no final do primeiro ensaio da peça pelo maestro Arturo Toscanini que afirmou em italiano: Semplice e bela, ou simples e bonita.

 Barber foi um autor consagrado e talentoso, mas que em sua época não foi valorizado devido à crescente mudança das tendências artísticas.
 

Ouça a Mec FM no player abaixo 

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Tags:  Samuel Barber

Criado em 09/03/2021 - 21:22

Mais do programa