Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia homenageia Igor Stravinsky

Programa destaca os balés "Apollo" e "Jogo de Cartas"

Harmonia

No AR em 27/04/2021 - 20:00

O Harmonia desta terça-feira (27) destaca dois balés de Igor Stravinsky, Apollo e Jogo de Cartas.

O balé Apollo, que apareceu pela primeira vez em Washington, nos Estados Unidos, em 27 de abril de 1928. Já o balé Jogo de Cartas, apresentado pela primeira vez no Metropolitan Opera House de Nova York em 27 de abril de 1937.

Igor Stravinsky ignorou a estreia na América do Norte, porque já havia vendido os direitos do balé Apollo para a companhia de Sergei Diaghilev, os Ballets Russes, que iria montá-lo em Paris, naquele mesmo ano. 

O balé é centrado na história de Apollo, da mitologia grega clássica, onde ele é visitado pelas musas Terpsícore, Polímnia e Calíope, que vão aprender com  Apollo as artes do Monte Parnaso.

Em 1935, o American Ballet, do coreógrafo George Balanchines, encomendou Jogo de Cartas a Stravinsky. Ele era um amante do poker, e que, por isso, dividiu o balé em três atos, ou três jogadas, como num jogo de verdade.
    
Nesta obra, Stravinsky faz homenagens e citações musicais a Strauss Filho com o tema da opereta o Morcego, e a Maurice Ravel, ecoando o poema coreográfico La Valse

No balé Jogo de Cartas, os bailarinos representam o coringa e os quatro naipes de cartas em uma partitura que se desenvolve sem interrupção, parecendo que a música flui de um só fôlego.

Ouça a MEC FM no player

Tags:  Igor Stravinsky

Criado em 27/04/2021 - 08:00

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

Mais do programa