Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Compositor alemão Carl Orff é tema do Harmonia desta quinta-feira (10)

Sua mãe era uma pianista talentosa que lhe deu a instrução musical quando ele era criança

Harmonia

No AR em 10/06/2021 - 20:00

O Harmonia desta quinta-feira (10) destaca a obra do compositor alemão Carl Orff, nascido em 1895, em uma família de oficiais e acadêmicos de Munique. Sua mãe era uma pianista talentosa que lhe deu a instrução musical quando ele era criança. 

Após anos experimentando várias possibilidades na carreira musical, Carl Orff tornou-se sócio da Escola Gunther de Munique, uma instituição de ensino que unia música, dança e ginástica. Essa abordagem ficou conhecida como Schulwerk, que influenciou a educação musical infantil na Alemanha.

Ao longo da sua vida, Carl Orff manteve sempre interesse pela educação musical, desenvolvendo o conceito de música elementar, uma síntese de música, linguagem e movimento.

A partir de 1927, Orff se estabeleceu como uma figura importante no cenário musical de Munique, fundando a Liga de Música Contemporânea, onde apresentava obras de Bartok, Hindemith, Schoenberg e Stravinsky.

A seguir, o Coro de abertura da obra que, sem dúvida, consagrou o nome de Carl Orff, a Cantata Carmina Burana, e logo após, As Canções sobre poemas de Franz Werfel. 

A data de hoje, 10 de junho, também marca a estreia da Sinfonia para instrumentos de sopro, de Igor Stravinsky, escrita em homenagem ao amigo Claude Debussy, que ele conhecera logo após a estreia do balé O Pássaro de Fogo.

Os dois compositores admiravam se mutuamente e respeitavam cada um a linguagem musical do outro. Por isso, as Sinfonias para instrumentos de sopro, de Stravinsky, não lembram em nada a obra de Debussy. 

Stravinsky reconheceu que, ao compor essa obra, pensou naquele a quem ele estava dedicando e se questionava que impressão a música causaria em Debussy.

Tags:  Carl Orff

Criado em 10/06/2021 - 14:17

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa