Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Compositor Edvard Grieg é destaque no Harmonia

Ele é um dos principais compositores da era romântica

Harmonia

No AR em 15/06/2021 - 20:00

O Harmonia desta terça-feira (15) celebra o nascimento de Edvard Grieg. O compositor norueguês nasceu em 15 de junho de 1843 em Bergen, cidade onde existem inúmeros monumentos em sua homenagem e muitas entidades culturais com o seu nome. 

O Grieg Hall, a Academia Grieg de Música, o Coro masculino Edvard Grieg Kor e o Museu na antiga casa em Troldhaugen são dedicados ao mais ilustre dos nascidos em Bergen. 

Grieg é um dos principais compositores da era romântica, e o uso que fez do folclore norueguês em suas composições colocou a música de seu país no cenário mundial. Como Sibelius na Finlândia, e Smetana na Boêmia, Grieg ajudou a desenvolver uma identidade nacional na Noruega.

Embora tenha escrito muitas peças para piano e obras de câmara, Grieg ficou conhecido mesmo com o trabalho que fez para o dramaturgo Henrik Ibsen. Quando Ibsen pediu a Grieg que escrevesse a música para sua peça Peer Gynt, o compositor relutou a princípio. 
     
A música orquestral para a peça Peer Gynt tinha uma hora e meia de duração, e mais tarde, Grieg voltou a ela extraindo certas partes para as duas suítes número 1, Opus 46 e número 2, opus 55. 

As viagens de Peer Gynt ao redor do mundo e as terras distantes por onde andou são representadas pelos intrumentos que Grieg escolheu na orquestração.

Ouça a MEC FM no player

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM

Tags:  Edvard Grieg

Criado em 15/06/2021 - 12:39

Mais do programa