Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca compositor e maestro norte-americano Leonard Bernstein

Programa também fala sobre o compositor brasileiro Aylton Escobar

Harmonia

No AR em 25/08/2021 - 10:14

O programa de hoje destaca o compositor e maestro norte-americano Leonard Bernstein, nascido em Massachusetts, na data de hoje em 1918.

O talento de Bernstein demorou para aparecer, e suas primeiras lições de piano foram tomadas aos dez anos de idade. 

 Foi em Harvard e no Instituto Curtis, que Bernstein cursou Teoria Musical e teve suas primeiras experiências como regente.  

 A carreira como regente começou mesmo no Festival de Tanglewood, um dos fóruns mais importantes de música erudita nos Estados Unidos, onde foi contratado para assistente do chefe da orquestra. Ganhou destaque em todo o país da noite para o dia, quando Bernstein precisou substituir o regente convidado da Filarmônica de Nova York, o maestro Bruno Walter, no Carnegie Hall. 

No dia seguinte, o concerto de Bernstein foi matéria de primeira página do New York Times, apontando o novo maestro que surgiu em rede nacional pela CBS.

Bernstein compôs em vários estilos, incluindo música sinfônica e de câmara, balé, música para cinema e teatro, peças para piano e obras corais, como os Salmos de Chichester.    

Escritos em 1965, os Salmos de Chichester foram encomendados para o Festival das Catedrais do Sul nas cidades inglesas de Chichester, Winchester e Salisbury.

Os Salmos de Chichester foram escritos a partir do texto original em hebraico do Livro de Salmos.  

Na partitura, Bernstein anotou que o solo de contralto masculino não deveria ser cantado por uma mulher, e sim por um menino ou um contratenor. 

 Isso sugere que o Salmo 23, um Salmo de Davi da Bíblia Hebraica, deveria ser ouvido como se cantado pelo próprio menino Davi.

 

A partir do programa de hoje, estaremos focalizando pelo menos um compositor brasileiro, e hoje é a vez de Aylton Escobar. 

Compositor e regente brasileiro, premiado dentro e fora do país, Escobar tem obras publicadas na Venezuela, Alemanha e Estados Unidos. 

Foi laureado por suas criações dedicadas ao Teatro, como o Prêmio Molière, e também ao Cinema.

Escobar é membro da Academia Brasileira de Música e entre seus mestres estão Lúcia Branco, Magda Tagliaferro, Camargo Guarnieri, Alceu Bocchino e Francisco Mignone. 

Criado em 25/08/2021 - 20:00

Mais do programa