Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Franz Schubert e Dmitri Sitkovetsky são destaques no Harmonia

O programa recorda a conclusão do Ciclo de Canções Viagem de Inverno, do compositor alemão, e apresenta a trajetória do maestro azeri

Harmonia

No AR em 28/09/2021 - 20:00

O programa desta terça-feira destaca o compositor alemão Franz Schubert que em 1827 concluiu o Ciclo de Canções Viagem de Inverno, D. 911. 

É considerado o mais perfeito ciclo de canções da história da música, e de fato muito simbólico de um gênero musical que encontrou em Schubert o melhor exemplo criativo em mais de 600 lieder, a canção alemã, para voz e piano;

As primeiras doze canções foram escritas sobre poemas do escritor alemão Wilhelm Muller, publicados em Viena. 

Os textos são tristes e refletem também o estado emocional de Schubert que se encontrava muito doente nessa época. 

Outra obra de Schubert, desta vez para o teatro, é a música incidental para a peça Rosamunde, Princesa de Chipre, de Helmina von Chezy, e que estreou em Viena em 1823. A peça é lembrada principalmente pela música composta por Schubert. 

O programa destaca também o violinista, maestro e arranjador Dmitri Sitkovetsky, nascido em 1954, no Azerbaijão, na União Soviética, filho de músicos e que hoje completa 67 anos de idade.

Desde o início de sua carreira lançada no Musikverein de Viena em 1979, Sitkovetsky formou estreitas relações com muitos dos maiores Maestros e orquestras do mundo.

Sitkovetsky fez mais de 40 gravações como violinista, mas também estabeleceu uma carreira próspera como regente e trabalhou com orquestras como a Academy of St-Martin-In-The-Fields, a Filarmônica de Londres. 

Em 1990, Sitkovetsky fundou a Orquestra de Cordas Nova Europa, reunindo instrumentistas dos principais grupos europeu.

E aqui ele rege a Orquestra de Cordas Nova Europa na gravação que iremos ouvir da Serenata para Trio de Cordas em versão para violoncelo e orquestra.

Ouça a MEC FM no player:

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM

Criado em 28/09/2021 - 14:29

Mais do programa