O Harmonia desta terça-feira (14) destaca o compositor italiano Luigi Cherubini, nascido em 1760, em Florença. Também homenageia o compositor paranaense Arrigo Barnabé, que completa hoje 70 anos de idade.
Iniciamos com o compositor Luigi Cherubini, nascido em 1760 e começou sua instrução musical aos seis anos de idade com o pai Bartolomeu Cherubini, mestre de cravo em Florença.
Considerado uma criança prodígio, Cherubini estudou contraponto e estilo dramático em uma idade precoce. Aos treze anos, Cherubini já havia escrito várias obras religiosas.
Considerado por Beethoven como o maior dos seus contemporâneos, Cherubini teve suas óperas elogiadas e interpretadas por Rossini.
Na segunda parte, o programa homenageia o compositor brasileiro, pianista e maestro Arrigo Barnabé, que completa hoje 70 anos de idade.
Nascido em 1951, em Londrina, Paraná, Arrigo Barnabé é autor de trilhas sonoras de filmes. Nos anos 1990 desenvolveu vários gêneros musicais, como o rock progressivo.
Encomendada pela OSESP em 2019, ao compositor Arrigo Barnabé, a Missa Noia aborda a região do bairro da Luz, na cidade de São Paulo. Em especial mostra o contraste entre a Sala São Paulo e a região conhecida como Cracolândia, no centro da cidade de São Paulo.
O Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.