Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Maestro Richard Bonynge completa 91 anos

Formado no Royal College of Music de Londres, o australiano se notabilizou por ser um grande treinador de cantores

Harmonia

No AR em 10/01/2022 - 20:00

O programa desta segunda-feira (10) homenageia o maestro e pianista australiano Richard Bonynge (bónin), nascido em Sidney em 29 de setembro de 1930, e que hoje completa 91 anos de idade. 

Bonynge estudou piano no Conservatório de Música de Sidney e ganhou uma bolsa de estudos no Royal College of Music de Londres, mas continuou estudando piano tendo aulas particulares. 

O maestro Richard Bonynge recebeu várias honrarias. Entre elas, em 1977, Bonynge foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico por serviços à música, e, em 1983, nomeado Oficial da Ordem da Austrália e, em 1989, Boynge foi nomeado Oficial da Ordem das Artes e das Letras. Em 2012, Bonynge  foi reconhecido por serviços às artes cênicas, e por promover o canto clássico e a ópera. 

Bonynge se tornou um treinador de cantores, e entre eles, estava Joan Sutherland, que ele acompanhou na Austrália. Bonynge e Sutherland se casaram em 1954, e se tornaram uma dupla, apresentando recitais de ópera até 1962. Ele conduziu, desde o início da carreira, praticamente todas as apresentações de sua esposa, a mezzo-soprano Joan Sutherland. 

Também gravou muitas obras de balé, de compositores como Jacques Offenbach e Leon Minkus. Uma de suas contribuições mais valiosas para a música de dança é o Compêndio de raridades do balé, que tem sido utilizado por várias companhias conhecidas. 

Muitos críticos de música apontaram as gravações de balé do Maestro Richard Bonynge como algumas das melhores interpretações de música de dança. A opinião de todos é de que nas gravações Bonynge parece incutir na orquestra os movimentos dos dançarinos, o que nem sempre outros regentes fazem.

Ouça a MEC FM no player:

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM

Criado em 07/01/2022 - 18:00

Mais do programa