Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia homenageia o maestro Sir Georg Solti

O húngaro se destacou como regente de óperas, ganhando trinta e um Prêmios Grammy, mais do que qualquer outro artista clássico ou popular

Harmonia

No AR em 21/10/2021 - 20:00

O programa desta quinta-feira (21) presta homenagem ao maestro húngaro Sir Georg Solti (guêórg zôlti) nascido em Budapeste em 21 de outubro de 1912. 

Sir Georg Solti estudou piano, composição e regência na Academia Liszt, de Budapeste, com Béla Bartók, Christoph von Dohnányi, Zóltán Kodály e Leo Weiner. 

Embora Solti tenha feito sua estreia como pianista, logo foi contratado como maestro pela Ópera de Budapeste, e em 1937, o maestro Arturo Toscanini selecionou Solti como seu assistente no Festival de Salzburg. 

Começava assim sua longa carreira de regente. 

Um menino nos nasceu, do oratório Messias

Solti foi maestro de peças orquestrais, mas se notabilizou também como regente de óperas, ganhando trinta e um Prêmios Grammy, mais do que qualquer outro artista clássico ou popular. 

Além desses Grammys, Solti recebeu ainda da Instituição o Prêmio pela Contribuição em Vida, uma das principais categorias do Concurso, um prêmio pelo conjunto da obra, e o reconhecimento por ser um dos maiores maestros do século vinte. 

Solti começou na Gravadora Decca como um artista exclusivo e ficou por mais de meio século,  deixando um vasto legado de mais de 250 grandes gravações - incluindo 45 óperas completas. 

Em 1972, Solti recebeu da Rainha Elizabeth Segunda o título de Cavaleiro, e de 1979 a 1984, serviu como Maestro principal e Diretor Artístico da Filarmônica de Londres.

A presença e a atuação do Maestro Solti na Europa lhe renderam respeito em toda a Europa e nos Estados Unidos. 

Um diploma de honra da Universidade de Bolonha em arte, música e drama atesta esta reputação de homem dedicado à arte e reconhecido no meio musical. 

Este Dueto da ópera Norma de Bellini que iremos ouvir foi gravado pelo Maestro a frente da Orquestra Nacional do País de Gales, um dos muitos conjuntos orquestrais dirigidos por Sir Georg Solti. 

A maior parceria de Sir Georg Solti com uma orquestra foi com a Sinfônica de Chicago, de 1969 a 1991. 

No total, Solti conduziu 999 vezes a Sinfônica de Chicago, e sua milésima apresentação estava prevista para outubro de 1997, para comemorar os 85 anos do Maestro, que faleceu alguns dias antes do evento. 

A cidade de Chicago mudou o nome de rua próxima à sede da Orquestra para Rua Sir Georg Solti em memória do Maestro. 

Solti consolidou a reputação da Sinfônica de Chicago como umas das maiores orquestras do mundo. 

O programa de hoje termina com duas gravações de Sir Georg Solti à frente da Sinfônica de Chicago, orquestra que ele dirigiu durante vinte e dois anos. 

Ouça a MEC FM no player:

Criado em 21/10/2021 - 16:22

Mais do programa