Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca estreia do poema sinfônico Don Juan

Richard Strauss, que compôs a obra, também foi responsável pela regência na primeira apresentação

Harmonia

No AR em 11/11/2021 - 18:43

O programa desta quinta-feira (11) destaca o poema sinfônico Don Juan, estreado em 11 de novembro de 1889, em Weimar, sob a regência do autor, Richard Strauss. 

Descrito em sua época como sucessor de Wagner e Liszt, Strauss herdou desses dois mestres o gosto pelo poema sinfônico, e Don Juan, escrito quando Richard Strauss tinha apenas 24 anos, é um ótimo exemplo do talento do compositor alemão. 

O tema abordado pelo poema Don Juan, de Richard Strauss, que ouvimos agora, atraiu também o compositor Franz Liszt, que compôs em 1841 as Reminiscências de Don Juan, sobre temas da ópera Don Giovanni, de Mozart. 

As Reminiscências de Don Juan, de Liszt, é uma das obras mais difíceis do repertório do compositor, considerada pelos pianistas muito extensa e de grande intensidade dramática. 

Por esse motivo, ela não é tão frequente nos concertos como outras obras de Liszt mais leves e populares como a Paráfrase de Rigoletto. 

O personagem Don Juan, retratado na ópera de Mozart como Don Giovanni, chamou a atenção de Chopin, que escreveu as Variações La Ci Darem la Mano, (LA TCHI DARÉN LA MANO), sobre a famosa ária da ópera de Mozart. 

As Variações La Ci Darem la Mano, opus 2 para piano e orquestra de Chopin, foram escritas na Polônia, em 1827, quando o compositor tinha 17 anos. 

Esse trabalho de Chopin inspirou uma famosa frase do compositor Robert Schumann que exclamou: Tirem o chapéu, cavalheiros, um gênio. 

La ci darem la mano é um dueto cantado por Don Giovanni e Zerlina no primeiro ato da ópera Don Giovanni, de Mozart, de 1787.

Essas Variações foram dedicadas a Titus Woyciechowski, um dos primeiros amigos de Chopin, e um patrono das artes na Polônia. 

O programa de hoje destacou três obras de compositores diferentes sobre o personagem Don Juan da literatura espanhola. 

Homenageamos o poema sinfônico Don Juan, de Richard Strauss, estreado em Weimar, na Alemanha em 1889. 

As Reminiscências de Don Juan, de Franz Liszt, escritas em 1841 e as Variações La ci darém la mano, opus 2, para piano e orquestra, composição de Chopin de 1827, quando o compositor tinha apenas 17 anos.

Ouça a MEC FM:

Harmonia vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 20h, na MEC FM.

Criado em 11/11/2021 - 18:43

Mais do programa