Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Harmonia destaca a Suite Orquestral Mozartiana, de Tchaikovsky

A obra estreou em novembro de 1887 em Moscou, regida pelo próprio compositor

Harmonia

No AR em 26/11/2021 - 19:01

O programa de hoje destaca a Suíte Orquestral número 4, opus 61, de Tchaikovsky, Mozartiana , em Moscou, em novembro de 1887, regida pelo próprio compositor. 

A Suíte Mozartiana, foi escrita como uma homenagem de Tchaikovsky aos cem anos da ópera Don Giovanni, de Mozart, estreada em Praga em novembro de 1787. 

Esta Suíte consiste em orquestrações de peças para piano de Mozart, ou baseadas em obras do compositor, e por isso Tchaikovsky não incluiu a obra entre as três Suítes anteriores para orquestra, compostas por ele. 

Ao invés disso, Tchaikovsky considerou a Suíte Orquestral número 4 uma obra à parte, dando o título de Mozartiana. 

Mesmo assim, é geralmente tratada como o número 4 de suas suítes orquestrais. 

Tchaikovsky
Tchaikovsky, por Nikolai Dimitriyevich Kuznetsov (Imagem:Wikimedia Commons/ Domínio Público)

Além da Suíte Mozartiana, Tchaikovsky escreveu outra obra inspirada em temas do período clássico, como as Variações sobre um Tema Rococó, na verdade, não uma música do período rococó, mas sim um tema original do próprio Tchaikovsky. 

Essa obra é a primeira composição de Tchaikovsky para violoncelo e orquestra e foi dedicada ao violoncelista Wilhelm Fitzenhagen, que foi o solista na estreia em Moscou em novembro de 1877. 

A Serenata Melancólica em si bemol menor para violino e orquestra, opus 26, de Tchaikovsky foi escrita em 1875, logo após a conclusão do famoso Concerto número 1 para Piano e Orquestra. 

A Serenata Melancólica foi dedicada a Auer em fevereiro de 1876, mas Auer não a estreou. 

Foi interpretada pela primeira vez por Adolph Brodsky em janeiro de 1876, no concerto sinfônico da Sociedade Musical Russa em Moscou . 

Ouça a MEC FM no player:

Criado em 26/11/2021 - 19:01

Mais do programa